quarta-feira, 25 de junho de 2014

Profissionais da educação: mais um dia histórico, paralisação de 24 horas foi marcada por Assembléia e manifestação

Em mais um dia histórico para os Profissionais da Educação do município de Paracambi, uma nova Assembléia foi realizada com as propostas que foram apresentadas nas reuniões anteriores como:
-A criação de um SEPE próprio para o município de Paracambi que hoje está vinculado com o de Seropédica
-Revisão do Plano de Cargos e Salários e Triênio
-Reajuste salarial acima de 20%
-Mudança no calendário de pagamento com relação ao pagamento mensal e as férias
-Inclusão do FUNDEB, Regência no salário
-Criação de uma Previdência própria para o município

Após uma Assembléia, foi realizada uma passeata que percorreu parte da Avenida dos Operários no Centro da Cidade e encerrou na Praça Cara Nova. No município, só neste mês de junho, já ocorreram três paralisações dos Profissionais da Educação de Paracambi.

 
 Passeata na Avenida dos Operários. Autora da foto: Taiana Braga

sábado, 21 de junho de 2014

História da empresa de ônibus Transportes Paracambi

A empresa de ônibus Transportes Paracambi teve uma importância grande para o município de Paracambi. Esta operou no município antes da Normandy assumir todas as linhas municipais. A Transportes Paracambi atendia todas as linhas municipais de Paracambi, hoje são operadas pela Transportes Blanco.  

Acervo: Sydney Junior

sexta-feira, 13 de junho de 2014

Bairro de Lages: sua importância para o municipio de Paracambi

Lages é considerado um dos bairros mais importantes do municipio de Paracambi. Localizado a 7 minutos do Centro de Paracambi, o bairro conta com comércios, escolas e algumas lojas. O bairro dá acesso ao bairro vizinho que é o Guarajuba, a Estrada do Bom Jardim e a Avenida Paraíso. Neste bairro fica situado o principal Hospital Municipal da cidade (Hospital de Lages), o Posto de Saúde de Lages. O bairro conta com duas Escolas Municipais: Boa Esperança e Odete Texeira. Tem também o Instituto de Educação Aquarela e duas escolas estaduais, um deles é o CIEP 152 Garrincha do Povo localizado na beira da Estrada RJ 127.  Com relação ao transporte público, o bairro é atendido pelos ônibus e os trens da Supervia. Enquanto aos ônibus as linhas que operam no bairro são: Jardim Nova Era x Paraíso, Centro x Bom Jardim, Centro x Guarajuba (Via Lages), 112I Japeri x Paracambi, Castelo x Paracambi (Via Japeri), 106P Nova Iguaçu x Paracambi (Via Japeri). Os trens da Supervia ligam Japeri a Paracambi passando por Lages. Este bairro é um dos mais populosos de Paracambi e possui o maior Colégio Eleitoral da cidade de Paracambi. 

  
  Praça Miro em Lages. Foto: rj.gov.br 

terça-feira, 10 de junho de 2014

Mudança no Centro de Paracambi: obra em frete a estação de Paracambi

Obras no Centro de Paracambi poderá mudar o cenário da cidade. Antes o espaço que era ocupado por trilhos, foram cercados para iniciar a obra, com isso, houve uma redução no espaço da Estação e alguns postes ferroviários foram substituídos. A foto abaixo (década de 1980) mostra os trilhos que ocupavam a região aonde foi cercada este ano para realização de obras. Esta obra servirá para ocupar o novos pontos finais dos ônibus que atendem ao Centro de Paracambi: as linhas Paracambi x Vassouras, Paracambi x Barra do Piraí, Paracambi x Morro Azul, Paracambi x Nova Iguaçu, Paracambi x Castelo, Paracambi x Japeri, Paracambi x Central. Tem também as linhas municipais: Centro x Sabugo, Centro x Bom Jardim, Centro x Ponte Coberta, Centro x Saudoso, Jardim Nova Era x Paraíso, Jardim Nova Era x Guarajuba, Centro x Lages. 

Foto da Estação de Paracambi 1982.

quarta-feira, 4 de junho de 2014

Profissionais de educação de Paracambi participaram da Assembléia do SEPE nesta quarta-feira dia 4/06

Nesta quarta-feira  dia 4 de junho de 2014, vários profissionais da Rede Pública de ensino de Paracambi participaram de uma reunião com o SEPE. Em pauta foram discutidas propostas como: criação de um  SEPE independente para o município de Paracambi (hoje vinculado com o de Seropédica), revisão no plano de cargos e salários, incorporação do FUNDEB no piso salarial, redução na carga horária de trabalho, criação de uma previdência própria, maior autonomia para cada profissionais, mudança na data de pagamento do servidor público para o dia 1 de cada mês, pagamento da férias no mês de janeiro e inclusão de titulos profissionais (Pós Graduação, Mestrado, Doutorado) em um espaço de curto prazo. Hoje ocorreu meia paralisação a partir das 10 horas, a reunião do SEPE com os profissionais da educação encerro meio-dia, após a reunião o SEPE organizou um ato na Praça Cara Nova no Centro de Paracambi. Ficou definido na reunião desta quarta-feira que haverá uma nova paralisação a partir das 10 horas no dia 10 de junho, antes da próxima reunião, o SEPE se reunirá com a prefeitura de Paracambi e com a Secretaria de Educação para apresentar as propostas votadas na reunião com os profissionais da educação. Enquanto ao reajuste salarial, os profissionais da educação receberam um aumento de 6%, o pagamento deste mês virá com o salário reajustado.

Foto: Wikipédia.