terça-feira, 29 de abril de 2014

Paracambi-RJ: tudo sobre a Luzeiros Turismo

A Luzeiros Turismo é uma empresa de ônibus sediada no município de Paracambi-RJ que atende aos serviços de turismo e fretamento. Dentro do município de Paracambi ela atende ao transporte escolar da cidade atendendo as regiões de difícil acesso como a Zona Rural, atende aos passeios escolares organizados em cada escola da Rede Municipal de Paracambi e atende ao fretamento dos funcionários da loja de material de construção Botafogo Lar e Lazer localizado na RJ 127. 

Informações: Portal Histurbana


Foto: David Santos

domingo, 27 de abril de 2014

Estação Doutor Eiras: completando 60 anos

Inaugurado em 1964, a Estação Doutor Eiras atendia aos trens urbanos que liga o município de Japeri a Paracambi. Até 2012, funcionava uma Casa de Saúde Doutor Eiras, com seu fechamento a Estação foi desativada. Antes de sua desativação, os trens urbanos da Supervia realizava paradas só com a presença de passageiros na plataforma, caso contrário o trem seguia direto para a Estação de Lages. A plataforma da Estação existente até hoje fica localizada as proximidades da Estrada de Bom Jardim e Paraíso.

 
Foto: www.estacoesferroviarias.com.br 

sexta-feira, 18 de abril de 2014

Estação Guedes da Costa: atendia dois trechos ferroviários de Paracambi

Inaugurada em julho de 1863 com o nome de Bifurcação, a estação ficava situada entre os trechos que faz ligação com o Centro de Paracambi e outro trecho que sobe a Serra até fazer entrocamento com o município de Barra do Piraí. Até 1996, operava um trem de passageiros que partia de Japeri e seguia até Barra do Piraí, este passava no trecho da Serra das Araras. Hoje as proximidades do local aonde ficava a antiga Estação Guedes da Costa, foi construído um viaduto ferroviário que separa o trecho da MRS com o trecho operado pelos trens urbanos da Supervia.  

Foto: rj.gov.br

terça-feira, 15 de abril de 2014

Bairro de Guarajuba: seu passado histórico

O bairro de Guarajuba E considerado hum dos CRP Mais conhecidos de Paracambi. No XIX Século, um era UMA Região Cortada POR Estrada de Ferro Luz Que cortava o bairro de Guarajuba e Ponte Coberta levando uma represa de Ribeirão das Lages aonde existia UMA usina. Localidade: Não HÁ Informations Exatas aonde passava ESSE Linha e se ELA cortava a Rodovia Presidente Dutra. A Estrada de Ferro Luz Fazia um entroncamento Partir da Estação de Lages (atualmente atendido Pelos Trens Urbanos da Supervia), o Trecho Desta Estrada de Ferro FOI Desativado na Década de 1950. Hoje o bairro atendido E Pelos Ônibus Opaco operam NAS Linhas municipais de Paracambi . São 4 Linhas de Ônibus Que atendem AO bairro administrada Pela Transportes Blanco: Jardim Nova Era x Guarajuba, Praça Cara Nova x Guarajuba (Loteamento), Praça Cara Nova x Ponte Coberta, Praça Cara Nova x Guarajuba (Via Lages). O bairro Conta com Serviços Públicos Como Posto de Saúde, Padaria, Mercearia, Posto Rodoviário da Polícia e Escola.

     
     Foto da antiga Estrada de Ferro Light. Acervo:  http://www.estacoesferroviarias.com.br/efcb_rj_linha_centro/lages.htm

Foto da Escola Municipal Hortencia Phirro do Valle no Guarajuba

segunda-feira, 14 de abril de 2014

Estação Ferroviária de Mario Bello. Sua importância para a História de Paracambi

Fundada em 16 de junho de 1878, a Estação Mario Bello atendia principalmente ao serviço de trens urbanos que operava na região no trecho da Estrada de Ferro Central do Brasil. Hoje o trecho ferroviário existe, mas apenas para os trens de cargas da MRS Até 1996, existia um serviço de trens urbanos que ligava o município de Japeri a Barra do Piraí, o trem Barrinha. Este trem começou a circular a partir da década de 1970, operava de segunda a sábado com 2 horários diários, só não operava aos domingos e feriados. O principal motivo da suspensão do serviço foi um desastre ocorrido entre o trem de passageiros e um trem de carga da RFFSA (Rede Ferroviária Federal) a poucos metros da Estação de Japeri. O acidente provocou a morte de mais de 14 pessoas e mais de 70 feridos. Com o fim do serviço do trem de passageiros, o povoado de Mario Bello entrou em decadência, hoje sua principal referência é a Escola Publica da Rede Municipal que funciona dentro do antigo patio da Estação. Para os moradores, a região caiu no esquecimento após o fim do trem Barrinha, por ser tratar de um povoado de difícil acesso, nenhuma linha de ônibus atende a região, para quem mora na região, o jeito é se deslocar para as regiões atendidas pelos ônibus que atendem alguns distritos de Paracambi.

      
Estação Mario Bello anos 1970