quarta-feira, 25 de junho de 2014

Profissionais da educação: mais um dia histórico, paralisação de 24 horas foi marcada por Assembléia e manifestação

Em mais um dia histórico para os Profissionais da Educação do município de Paracambi, uma nova Assembléia foi realizada com as propostas que foram apresentadas nas reuniões anteriores como:
-A criação de um SEPE próprio para o município de Paracambi que hoje está vinculado com o de Seropédica
-Revisão do Plano de Cargos e Salários e Triênio
-Reajuste salarial acima de 20%
-Mudança no calendário de pagamento com relação ao pagamento mensal e as férias
-Inclusão do FUNDEB, Regência no salário
-Criação de uma Previdência própria para o município

Após uma Assembléia, foi realizada uma passeata que percorreu parte da Avenida dos Operários no Centro da Cidade e encerrou na Praça Cara Nova. No município, só neste mês de junho, já ocorreram três paralisações dos Profissionais da Educação de Paracambi.

 
 Passeata na Avenida dos Operários. Autora da foto: Taiana Braga

sábado, 21 de junho de 2014

História da empresa de ônibus Transportes Paracambi

A empresa de ônibus Transportes Paracambi teve uma importância grande para o município de Paracambi. Esta operou no município antes da Normandy assumir todas as linhas municipais. A Transportes Paracambi atendia todas as linhas municipais de Paracambi, hoje são operadas pela Transportes Blanco.  

Acervo: Sydney Junior

sexta-feira, 13 de junho de 2014

Bairro de Lages: sua importância para o municipio de Paracambi

Lages é considerado um dos bairros mais importantes do municipio de Paracambi. Localizado a 7 minutos do Centro de Paracambi, o bairro conta com comércios, escolas e algumas lojas. O bairro dá acesso ao bairro vizinho que é o Guarajuba, a Estrada do Bom Jardim e a Avenida Paraíso. Neste bairro fica situado o principal Hospital Municipal da cidade (Hospital de Lages), o Posto de Saúde de Lages. O bairro conta com duas Escolas Municipais: Boa Esperança e Odete Texeira. Tem também o Instituto de Educação Aquarela e duas escolas estaduais, um deles é o CIEP 152 Garrincha do Povo localizado na beira da Estrada RJ 127.  Com relação ao transporte público, o bairro é atendido pelos ônibus e os trens da Supervia. Enquanto aos ônibus as linhas que operam no bairro são: Jardim Nova Era x Paraíso, Centro x Bom Jardim, Centro x Guarajuba (Via Lages), 112I Japeri x Paracambi, Castelo x Paracambi (Via Japeri), 106P Nova Iguaçu x Paracambi (Via Japeri). Os trens da Supervia ligam Japeri a Paracambi passando por Lages. Este bairro é um dos mais populosos de Paracambi e possui o maior Colégio Eleitoral da cidade de Paracambi. 

  
  Praça Miro em Lages. Foto: rj.gov.br 

terça-feira, 10 de junho de 2014

Mudança no Centro de Paracambi: obra em frete a estação de Paracambi

Obras no Centro de Paracambi poderá mudar o cenário da cidade. Antes o espaço que era ocupado por trilhos, foram cercados para iniciar a obra, com isso, houve uma redução no espaço da Estação e alguns postes ferroviários foram substituídos. A foto abaixo (década de 1980) mostra os trilhos que ocupavam a região aonde foi cercada este ano para realização de obras. Esta obra servirá para ocupar o novos pontos finais dos ônibus que atendem ao Centro de Paracambi: as linhas Paracambi x Vassouras, Paracambi x Barra do Piraí, Paracambi x Morro Azul, Paracambi x Nova Iguaçu, Paracambi x Castelo, Paracambi x Japeri, Paracambi x Central. Tem também as linhas municipais: Centro x Sabugo, Centro x Bom Jardim, Centro x Ponte Coberta, Centro x Saudoso, Jardim Nova Era x Paraíso, Jardim Nova Era x Guarajuba, Centro x Lages. 

Foto da Estação de Paracambi 1982.

quarta-feira, 4 de junho de 2014

Profissionais de educação de Paracambi participaram da Assembléia do SEPE nesta quarta-feira dia 4/06

Nesta quarta-feira  dia 4 de junho de 2014, vários profissionais da Rede Pública de ensino de Paracambi participaram de uma reunião com o SEPE. Em pauta foram discutidas propostas como: criação de um  SEPE independente para o município de Paracambi (hoje vinculado com o de Seropédica), revisão no plano de cargos e salários, incorporação do FUNDEB no piso salarial, redução na carga horária de trabalho, criação de uma previdência própria, maior autonomia para cada profissionais, mudança na data de pagamento do servidor público para o dia 1 de cada mês, pagamento da férias no mês de janeiro e inclusão de titulos profissionais (Pós Graduação, Mestrado, Doutorado) em um espaço de curto prazo. Hoje ocorreu meia paralisação a partir das 10 horas, a reunião do SEPE com os profissionais da educação encerro meio-dia, após a reunião o SEPE organizou um ato na Praça Cara Nova no Centro de Paracambi. Ficou definido na reunião desta quarta-feira que haverá uma nova paralisação a partir das 10 horas no dia 10 de junho, antes da próxima reunião, o SEPE se reunirá com a prefeitura de Paracambi e com a Secretaria de Educação para apresentar as propostas votadas na reunião com os profissionais da educação. Enquanto ao reajuste salarial, os profissionais da educação receberam um aumento de 6%, o pagamento deste mês virá com o salário reajustado.

Foto: Wikipédia. 

quarta-feira, 28 de maio de 2014

Perfil da Educação no município de Paracambi

Nos dias de hoje, o município de Paracambi foi destaque no seu papel na educação. No ano de 2012 a Escola Municipal Hortência Phirro do Valle ficou em primeiro lugar no município e ficou também entre as melhores do Estado Fluminense. O município conta também com o curso pre-técnico para os alunos do 8º e 9º ano da Rede Municipal, as aulas são oferecidas fora do horário escolar. Neste ano de 2014, 70% dos alunos aprovados nas instituições federais como IFRJ e Colégio Técnico da UFRRJ em Seropédica, segundo a prefeitura de Paracambi, vieram das escolas municipais de Paracambi. 
Hoje o que as escolas municipais de Paracambi oferecem para os alunos; laboratório de informática com internet, biblioteca, salas de aula, refeitórios e projetos como o Programa Mais Educação. O município conta hoje com aproximadamente 20 escolas.

   
  Foto da Escola Municipal Hortência Phirro do Valle no bairro Guarajuba. Fonte: www.pchparacambi.com.br

sábado, 24 de maio de 2014

O novo aterro sanitário de Paracambi

Durante muito tempo na sua história, o município de Paracambi não contava com um grande aterro sanitário, a maior parte dos lixos da cidade ficavam acumulados entre o bairro de Lages e o Centro de Paracambi. Depois do ano de 2011, um novo aterro sanitário surgiu na cidade, este fica localizado na Estrada Japeri-Paracambi bem afastado do Centro da cidade. Este novo aterro recebe os lixos vindos da cidade de Paracambi.

  
  Foto: crconstrutora.com

quinta-feira, 8 de maio de 2014

Transportes Blanco completa 2 anos no município de Paracambi-RJ

A assumiu Transportes Blanco assumiu o setor de Paracambi oficialmente nenhum dia 7 de maio de 2012 com a venda da Normandy nenhum município. O primeiro desafio da Empresa nos primeiros períodos foi  tentar superar a Normandy com relação a qualidade de serviço. Em Novembro de 2012 com a chegada dos novos carros de para o setor de Paracambi com uma compra de 30 Carros, todos para a Linha 193C Central x Paracambi. Mas o tempo  foi passando e a empresa percebeu que a demanda de passageiros no município é muito pequena, com isso, a empresa começou a reduzir a quantidade de carros aumentando mais os intervalos no município de Paracambi, aos poucos a qualidade do serviço foi caindo. A situação se agravou mais em agosto de 2013, quando a Empresa repassou parte dos seus carros de Paracambi para a linha 124 Nilópolis x Passeio (antes operada pela Transmil), os intervalos que já eram longos, aumentaram por mais de 5 minutos, com isso, um Linha 193C que contava com 5 Horários entre 04:30 hs e 6 da Manhã nos dias uteis, hoje conta apenas com 3 Horários deixando um dos seus horários sobrecarregados de passageiros. Com a Inauguração do novo Parque Industrial e da Botafogo Lar e Lazer, a demanda de passageiros aumentou entre 5 e 6 da Manhã na linha 193C. Já com as demais linhas, o grande problema são os atrasos dos ônibus, tanto nas Linhas intermunicipais, quantos nas Municipais no Setor de Paracambi. Hoje a Própria Empresa admite que o Setor de Paracambi possuiu uma demanda de passageiro muito baixo, com isso, a Empresa disponibiliza poucos carros. Mas se um dia hum Blanco quiser deixar o Setor de Paracambi, qual seria outra Empresa disposta a organizar o serviço na Cidade?



   

sexta-feira, 2 de maio de 2014

Paracambi-RJ: Nota sobre a Transportes Blanco

Meses Atrás publiquei sobre a Possível SAÍDA da Transportes Blanco de Paracambi. Na Verdade o Que ocorreu um FOI UMA negociação Entre um Linave ea Blanco fazer Setor de Paracambi. A demonstrou INTERESSE Linave na Linha 111I Nova Iguaçu x Japeri, uma Blanco Localidade: Não ofereceu apenas ESTA Linha, ofereceu Todas Linhas como fazer Setor de Paracambi parágrafo a Linave. A Linave Localidade: Não aceitou a proposal da Blanco impedindo o Avanço das negociações empreendedorismo como Duas Empresas. Só Neste Ano, a Transportes Blanco expandiu Seu Setor Dentro do Município de Queimados e vendeu SUAS Linhas de Belford Roxo parágrafo a Vera Cruz. Agora E, para aguardar como novidades da Blanco não Setor de Paracambi.

Informations: Portal Histurbana

terça-feira, 29 de abril de 2014

Paracambi-RJ: tudo sobre a Luzeiros Turismo

A Luzeiros Turismo é uma empresa de ônibus sediada no município de Paracambi-RJ que atende aos serviços de turismo e fretamento. Dentro do município de Paracambi ela atende ao transporte escolar da cidade atendendo as regiões de difícil acesso como a Zona Rural, atende aos passeios escolares organizados em cada escola da Rede Municipal de Paracambi e atende ao fretamento dos funcionários da loja de material de construção Botafogo Lar e Lazer localizado na RJ 127. 

Informações: Portal Histurbana


Foto: David Santos

domingo, 27 de abril de 2014

Estação Doutor Eiras: completando 60 anos

Inaugurado em 1964, a Estação Doutor Eiras atendia aos trens urbanos que liga o município de Japeri a Paracambi. Até 2012, funcionava uma Casa de Saúde Doutor Eiras, com seu fechamento a Estação foi desativada. Antes de sua desativação, os trens urbanos da Supervia realizava paradas só com a presença de passageiros na plataforma, caso contrário o trem seguia direto para a Estação de Lages. A plataforma da Estação existente até hoje fica localizada as proximidades da Estrada de Bom Jardim e Paraíso.

 
Foto: www.estacoesferroviarias.com.br 

sexta-feira, 18 de abril de 2014

Estação Guedes da Costa: atendia dois trechos ferroviários de Paracambi

Inaugurada em julho de 1863 com o nome de Bifurcação, a estação ficava situada entre os trechos que faz ligação com o Centro de Paracambi e outro trecho que sobe a Serra até fazer entrocamento com o município de Barra do Piraí. Até 1996, operava um trem de passageiros que partia de Japeri e seguia até Barra do Piraí, este passava no trecho da Serra das Araras. Hoje as proximidades do local aonde ficava a antiga Estação Guedes da Costa, foi construído um viaduto ferroviário que separa o trecho da MRS com o trecho operado pelos trens urbanos da Supervia.  

Foto: rj.gov.br

terça-feira, 15 de abril de 2014

Bairro de Guarajuba: seu passado histórico

O bairro de Guarajuba E considerado hum dos CRP Mais conhecidos de Paracambi. No XIX Século, um era UMA Região Cortada POR Estrada de Ferro Luz Que cortava o bairro de Guarajuba e Ponte Coberta levando uma represa de Ribeirão das Lages aonde existia UMA usina. Localidade: Não HÁ Informations Exatas aonde passava ESSE Linha e se ELA cortava a Rodovia Presidente Dutra. A Estrada de Ferro Luz Fazia um entroncamento Partir da Estação de Lages (atualmente atendido Pelos Trens Urbanos da Supervia), o Trecho Desta Estrada de Ferro FOI Desativado na Década de 1950. Hoje o bairro atendido E Pelos Ônibus Opaco operam NAS Linhas municipais de Paracambi . São 4 Linhas de Ônibus Que atendem AO bairro administrada Pela Transportes Blanco: Jardim Nova Era x Guarajuba, Praça Cara Nova x Guarajuba (Loteamento), Praça Cara Nova x Ponte Coberta, Praça Cara Nova x Guarajuba (Via Lages). O bairro Conta com Serviços Públicos Como Posto de Saúde, Padaria, Mercearia, Posto Rodoviário da Polícia e Escola.

     
     Foto da antiga Estrada de Ferro Light. Acervo:  http://www.estacoesferroviarias.com.br/efcb_rj_linha_centro/lages.htm

Foto da Escola Municipal Hortencia Phirro do Valle no Guarajuba

segunda-feira, 14 de abril de 2014

Estação Ferroviária de Mario Bello. Sua importância para a História de Paracambi

Fundada em 16 de junho de 1878, a Estação Mario Bello atendia principalmente ao serviço de trens urbanos que operava na região no trecho da Estrada de Ferro Central do Brasil. Hoje o trecho ferroviário existe, mas apenas para os trens de cargas da MRS Até 1996, existia um serviço de trens urbanos que ligava o município de Japeri a Barra do Piraí, o trem Barrinha. Este trem começou a circular a partir da década de 1970, operava de segunda a sábado com 2 horários diários, só não operava aos domingos e feriados. O principal motivo da suspensão do serviço foi um desastre ocorrido entre o trem de passageiros e um trem de carga da RFFSA (Rede Ferroviária Federal) a poucos metros da Estação de Japeri. O acidente provocou a morte de mais de 14 pessoas e mais de 70 feridos. Com o fim do serviço do trem de passageiros, o povoado de Mario Bello entrou em decadência, hoje sua principal referência é a Escola Publica da Rede Municipal que funciona dentro do antigo patio da Estação. Para os moradores, a região caiu no esquecimento após o fim do trem Barrinha, por ser tratar de um povoado de difícil acesso, nenhuma linha de ônibus atende a região, para quem mora na região, o jeito é se deslocar para as regiões atendidas pelos ônibus que atendem alguns distritos de Paracambi.

      
Estação Mario Bello anos 1970